ONLINE AGORA

quarta-feira, 2 de março de 2016

Reunião com o Incra e de sindicatos rurais,além de índios kayapó põe fim ao bloqueio da BR-163

(Foto: Incra Oeste do Pará)
Quarta-Feira, 02/03/2016, 15:03:20 - Atualizado em 02/03/2016, 16:20:06

protesto realizado por trabalhadores de sindicatos rurais e da agricultura familiar, além de índios kayapó parece ter chegado ao fim. Em reunião realizada na última terça-feira (1º), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se comprometeu em elaborar um estudo detalhado do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa, cuja área atual, de aproximadamente 150 mil hectares, incide sobre os municípios de Novo Progresso e Altamira, sudoeste e sudeste paraense, respectivamente.

A alternativa foi apontada para fundamentar a decisão do Incra sobre o tamanho do assentamento, visando sanar os conflitos entre assentados da reforma agrária e posseiros.

A proposta - com trabalho previsto para iniciar no dia 4 de Abril - foi aprovada pelos representantes de sindicatos e associações de trabalhadores rurais e indígenas. A priori será efetuado um levantamento prévio de dados do assentamento, em escritório, por 30 dias.

A segunda etapa da proposta será em campo, por um período de 45 dias. Já a última etapa, que compreende mais 30 dias, envolve a compilação de todos os dados e elaboração de um relatório que subsidiará a decisão do Incra referente ao perímetro do assentamento.

A situação dos posseiros deve ser analisada no mês de Maio, segundo as mesmas etapas do processo de regularização do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS).

Em todas as etapas, representantes do movimento de trabalhadores rurais e de posseiros se comprometeram não impor obstáculos ao trabalho da equipe do Instituto.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog